terça-feira, 28 de abril de 2015

Troca de leis: tradição havaiana cheia de carinho

O uso de colares havaianos de flores e folhas naturais (conhecidos como leis, em Hawaiian) é uma tradição cheia de significado no Havaí, presente em cerimônias e comemorações de diferentes tipos como formaturas, aniversários e premiações em geral. Nos casamentos esse costume tem um viés todo especial, já que as leis são oferecidas pelo(a) parceiro(a), assim como a é feita a troca de alianças, sendo mais uma expressão para reforçar o amor eterno.

Dar uma lei para outra pessoa simboliza consideração e respeito, o que tem de sobra em casamentos! A Hawaii Eco Weddings admira e apoia essa tradição, por isso a inclui em sua cerimônias. É um momento único e emocionante para os casais, o que se pode ver pelas fotos deste post.




A troca de leis pode ser realizada no início ou durante a cerimônia, geralmente logo antes ou depois da troca das alianças entre os noivos. Pais e padrinhos também podem participar da tradição, seja entregando os colares para o noivo e a noiva fazerem a troca entre si, ou eles mesmos colocando as leis no pescoço dos noivos. Outra opção é os noivos presentearem seus pais, padrinhos e/ou convidados com os colares em agradecimento pela presença nesse momento tão especial, o que geralmente acontece no início da cerimônia.



É comum dar um beijo ou abraço ao presentear alguém com uma lei, reforçando o carinho envolvido em tal ação. Além de dar um caráter ainda mais genuinamente havaiano para as cerimônias da Hawaii Eco Weddings, a tradição também incorpora mais emoção à ocasião. "Por ser um costume exclusivamente havaiano, o momento da troca de leis costuma ser bem intenso e emocionante para os noivos e convidados, por ser um gesto exótico e cheio de significado", explica a coordenadora de casamentos da Hawaii Eco Weddings, Elaine Yamamoto.



As leis masculinas costumam ser feitas de maile, que é um tipo de folha havaiana, bem verdes e vistosas. Já as femininas são feitas com flores naturais. Essas não são regras, mas apenas o mais usado. Em muitos casos o noivo também pode usar leis florais ou mistas (folhas e flores). Os significado é o mesmo e tudo é um questão de gosto e de orçamento, já que os preços variam de acordo com o volume dos colares e dos tipos de flores e folhas utilizados.



Um comentário: