sexta-feira, 3 de abril de 2015

Baleias jubarte se despedem do Havaí

A temporada das baleias jubarte (humpback whales, em inglês) no Havaí está chegando ao fim neste
mês de abril. Todos os anos, 60% das jubarte do Alasca (algo estimado entre 6 e 8 mil) migram para o Havaí entre os meses de novembro e abril, viajando mais de 5 mil quilômetros. Eles vão para o arquipélago  em busca de águas com temperaturas mais amenas para se reproduzirem. Nesse período os machos competem em si pelas fêmeas e muitos bebês também podem ser avistados com suas mães.

Elas podem ser vistas em todas as ilhas havaianas nesse período, muitas vezes da própria praia. De locais altos das ilhas a visibilidade é melhor ainda, mas a melhor opção para observá-las é em passeios embarcados, para vê-las mais de pertinho. O balneário entre as ilhas de Maui, Molokai e Lanai é um dos melhores locais do mundo para observá-las e é considerado um santuário marinho nacional da espécie.


As jubarte não chegam ao mesmo tempo no Havaí. Elas chegam aos poucos e os meses mais "movimentados" são fevereiro em março. Em abril as últimas delas retornam para o Alasca, deixando saudades. 


Elas são muito protegidas no estado no Havaí e há leis que determinam a qual distância os barcos podem ser aproximar.


As jubarte podem pesar mais de 40 toneladas.


Se você pretende ver esse animal marinho tão carismático de perto, marque sua lua de mel no Havaí nesse período! A Hawaii Eco Weddings te ajuda com tudo, inclusive com recomendações de passeios para ver as jubarte de pertinho!




Fotos: Paulo Correia e Daniella Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário